quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Difamação, oportunismo e insensibilidade

Estou um bocado farta dos telejornais deste país. O único que realmente merece destaque é o da sic ( o da rtp nhanhanha...). Estou farta das notícias sobre o suposto corrupto do nosso Primeiro-Ministro. Difamação é o conceito base disto tudo.
Ainda me lembro quando Socrates foi eleito pela primeira vez, que já havia rumores que era homossexual e que namorava com o actor Diogo Infante. Agora fala-se da sua licenciatura, freeport, compra da tvi etc.
Juro que é tanta a porcaria que falam, que já só me limito a mudar de canal. Acho que o povo não tem a noção que por detrás de cada estação televisiva está alguém com uma determinada cor política, então as noticias são manipuladas e aproveitadas pela oposição de um modo completamente absurdo.
Agora sobre este assunto da face oculta, bem o JS não era o único a não gostar do jornal de sexta feira da tvi. A função do jornalista é ser completamente imparcial. Coisa que não se passava, a sósia do vocalista dos Aerosmish que tem uma boca que nem uma garagem falava e opinava demais. Eu, assim como outros, não estava muito interessada na opinião dela. Frases como ' a vergonha do governo do nosso país' ou mesmo ' os palhaços' ficaram-me bem no ouvido. Por isso é óbvio que o PM não gostava daquilo. Hoje um jornalista da tvi disse que o facto dele não gostar já é pressão com o objectivo de manipular a imprensa. Já não se pode exprimir livremente a opinião? Sim o telejornal de sexta era uma vergonha em horário nobre.
Negócios com a Portugal Telecom e agora até o Figo foi metido ao barulho.

Estes factos são aproveitados e manipulados pela sedenta oposição. Que nada fez para melhorar as coisas, só deita mais lenha na fogueira. Mortinhos que o Governo entre em colapso enquanto eles próprios não se entendem. Nas audições de dirigentes da PT na Assembleia da Republica são de uma maneira interrogados que nem 8 nem 80. Já repetiram inúmeras vezes que nunca falaram com o José Socrates sobre o negocio pt/tvi. Mas eles insistem. 'Mas não jantou com o PM no dia 9 de Julho?' Espremem a informação (que não existe) ao máximo.

Achei bastante piada quando o Paulo Portas, o mesmo que comprou uns submarinos em saldos, disse que para resolver o défice podia-se começar a cortar nos salários dos políticos. Ora sejamos francos. Cortar nos salários dos deputados e ministros, não ia poupar nem 100 mil euros. E que é isso num país com dividas de milhões de milhões? Nada. E depois apareceu nos telejornais ' Paulo Portas defende cortes nos salários dos políticos' e o povo aplaudiu. Expressões destas, em que o populismo está em alta já chateiam.

Enfim, qualquer dia estamos como os media do UK.

2 comentários:

  1. Comentário assertivo, bastante até. Embora se tenha de reconhecer que esta história cheira mal, ela tem apenas servido para desviar as atenções da inexistência de oposição em Portugal. A inexistência de alternativas. Urge elevar o debate politico no nosso país.

    Como disse aqui, continua a pairar uma nuvem negra sobre José Sócrates, é certo. Mas isso permite que as atenções sejam desviadas do que realmente importa, com Sócrates a dar o corpo às balas enquanto os Ministérios (bem ou mal) vão trabalhando tranquilamente. Essa nuvem, sobretudo com a insistência pouca criteriosa a que vamos assistindo, gastar-se-á. E se José Sócrates "sobreviver" a esta fase, voltará em grande força. Enquanto isso, o PSD perde-se em batalhas internas e o Bloco de Esquerda em populismo e sensacionalismo. Resta o CDS, focado em questões centrais, com uma expressão crescente mas ainda assim limitada. Assim, deixo-vos com duas previsões muito pessoais:

    1. Caso este governo seja destituído pelo Presidente da República em breve, José Sócrates voltará a vencer as eleições.

    2. Caso não o seja e o PSD continuar divido e egocêntrico como até aqui, José Sócrates voltará a vencer as eleições.

    Este cenário é bom ou mau para o País? Sinceramente não sei. Mas que o problema reside na falta de alternativas e na falta de elevação do discurso politico, disso não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom comentário mesmo.

    Faço minhas as tuas palavras e as do teu irmão.

    ResponderEliminar