terça-feira, 25 de maio de 2010

Orgulho Soldado da Paz

Tenho estado mais que desactualizada, completamente oflinne.
Em grande parte deve-se à falta de tempo porque estou a frequentar um C.I.I.B (Curso Inicial de Instrução a Bombeiro) nos B.V.Espinhenses. Já estou naquele quartel à uns 3 anos mas pertencia à Escola de Infantes & Cadetes. Agora que passei ao curso propriamente dito para ser bombeiro pronto ganho ainda mais amor à camisola. Não sei como são as coisas são nos outros quartéis e não sou apologista de guerrinhas entre corporações (ex: espinho vs espinhenses) só sei que nos Espinhenses podemos não ter os carros e equipamentos que o Espinho tem mas realmente temos um pessoal muito mais profissionalizado. Aliás o CIIB do meu quartel tem uma taxa de reprovação acima dos 50% (aliás estou com fortes receios de vir a pertencer a essa percentagem) porque para além de ser fisicamente exigente, psicologicamente também é lixado. A instrução militar não poupa a ninguém e admito que há dias que saio de lá com a cabeça num 8. A rigorosidade é elevada e os erros não sou poupados.
Acho que a imagem em Portugal do Bombeiro não é nada valorizada, a realidade mudou e não é como antigamente em que só bastava ter carta de condução para ser bombeiro. Somos voluntários por opção mas profissionais na acção e há quem trabalhe das 8 da manha às 8 da noite e vá cumprir horário a noite no quartel para no dia seguinte ir trabalhar outra vez. Por vezes as famílias são deixadas para segundo plano. As fardas são caras e para terem uma pequena noção só um capacete de combate a incêndios urbanos (os chamados galetes) custam por volta de 200€. Dinheiro esse que ás vezes sai dos nossos proprios bolsos. Penso que o futuro dos bombeiros em Portugal deve passar obrigatoriamente pela profissionalização de uma corporação por município. E sim os bombeiros são verdadeiros heróis e não há nada mais gratificante do que poder salvar a vida de alguem.
Aqui ficam algumas fotos do que ando a fazer :)

As assustadoras escadas de gancho... Sim era de 11º andar e aquele pontinho sou eu a descer


E claro que não há curso de bombeiro sem as famosas mangueiras eheh :)

2 comentários:

  1. Então, Toninhas, com medo de reprovar? Não me parece... Com toda essa alma, tenho a certeza que o futuro é sorridente.

    Também penso que o futuro deve passar por uma maior profissionalização dos bombeiros, dos tão bem intitulados soldados da paz.

    E Toninhas, no pain no gain :-)

    ResponderEliminar
  2. Bem... aquele 11º andar é assustador...
    e quem faz aquilo... nao reprova :) Até fiquei com claustrofobia ao ver aquela foto....

    Concordo com uma maior profissionalização dos Bombeiros.

    Bjs ***

    ResponderEliminar