terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Obras numa escola visto por uma aluna



Este inicio de 2º período comecei a ter aulas num pavilhão construído de raiz e lembrei-me de uma certa polémica sobre requalificação de parques escolares. Quando o PM anunciou obras de requalificação em 26 Escolas Secundárias, com um investimento de 330 milhões de euros muito se falou pelos media e pela amigável Oposição Portuguesa.
Para o publico foi algo positivo, as escolas onde os seus filhos estudam convém ser remodeladas. Para a oposição (nomeadamente PSD) foi um esbanjo de dinheiro e que não ia resolver em nada o problema da educação.

Estudo desde 2005 na Escola Secundária Dr.Manuel Gomes de Almeida Espinho
ESMGA (ou mais conhecida como Industrial, em existência à mais de 50 anos) e tenho algo a dizer àquelas que muito criticaram estes investimentos

- Eu lembro-me de ter aulas cheia de frio. Era mais frio dentro das salas do que cá fora. Lembro-me de escrever de luvas, de ver colegas minhas com mantas em cima das pernas.

- Lembro-me que tinha um balde de agua em cada canto de uma sala e ouvir aquele irritante pingar de água enquanto chovia.
- Lembro-me de ter aulas de informática em computadores com 128 megas de ram, que demoravam cerca de 20 min a ligar

- Lembro-me de nos laboratórios só ter um microscópio que funcionava para uma turma inteira

- Lembro-me de um dia de temporal, o telhado do maior pavilhão da escola ter cedido. Chegou a aparecer nos jornais diários, pois o que valeu é que era tempo de aulas e ninguém se encontrava no átrio do pavilhão
- Lembro-me que como não havia espaço suficiente nem materiais, em educação tecnológica metade das turmas tinham aulas praticas outras tinham teóricas (enquanto em tinha aulas teóricas da revolução industrial havia quem aprendia a fazer cadeiras, molduras, candeeiros etc)

- Lembro-me que quando tocava para o intervalo o chão termia com as pessoas a sair das aulas (as funcionarias ate nos diziam para não nos aproximarmos do varandim)
- Lembro-me de ter aulas que se dedicavam exclusivamente para a pesquisa de informação, numa escola em que só havia uma sala de informática à qual não podíamos entrar e os computadores disponíveis na biblioteca eram 3. Ja para não falar da internet inútil que não dava para fazer o mínimo de pesquisas, pois por outro lado a biblioteca possui meia dúzia de livros sobre determinados assuntos.

- Lembro-me de haver 2 casas de banho para uma escola de quase 1000 alunos.
-Lembro-me de ter que esperar 50 min para entrar na cantina so para poder almoçar, isto porque a cantina é pequena demais para o numero de alunos (depois queixam-se de os alunos irem comer porcarias fora da escola)


E muito mais ! Acho que já perceberam a ideia. O que quero dizer é por muito incomodo que sejam as obras é para um bem melhor. Sim é um facto, que o principal problema da educação não é as infraestruturas, mas as condições destas influenciam a qualidade de ensino de uma maneira notável. Ora vejamos o seguinte exemplo (que se passou comigo).

Em aulas de Biologia e Química, as experiências laboratoriais valem 30 % da nota final. Ora em salas em que não temos o mínimo de materiais nem de condiçoes (ex: 90% das tomadas não funcionam) como fazer as experiências? Um antigo professor meu até dizia " Como é possível mandar alguém para a faculdade sem saber movimentar-se em laboratório?" . Pois eu sinto isso na pele, pretendo entrar para o ano num curso superior relacionado com Biologia e penso como vou para um curso em que as bases que tenho de experiências são poucas? Em que o numero de vezes que olhei para um microscópio funcional contam-se pelos dedos de uma mão? O mesmo se passa noutros cursos e outras áreas.

Quando entrei no novo pavilhão na passada segunda-feira, eu como a maior parte dos meus colegas, ficaram um bocado estupefactos com a realidade que vimos. Há quem descreveu como uma ' faculdade' ou até mesmo como um 'shopping'. Salas próprias para cada área de ensino (salas especificas para tecnologias, artes, electricidade, informática, letras). Quadros interactivos em cada sala, casas de banho decentes, etc. Assim que o resto do parque escolar estiver pronto irá funcionar um sistema de ar condicionado, que irá por todas as salas de aula a uma mesma temperatura.


Será que estas condições vão fazer subir as notas dos alunos? Não me parece, um aluno bom é aluno bom de qualquer maneira. Sera que vão nos preparar melhor para o mundo académico? sem duvida.
Agora quero ver o que os da oposição querem dizer sobre isto.
Por falar neles, lembro-me de ter um professor de Historia do 9º ano que dizia que o principal problema do democracia em Portugal era o atraso que a Oposição (não mencionou nenhum partido em especifico) provoca na evolução de um país, agora percebo o que ele quis dizer.

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